Pedro ou país da vergonha perdida e da falsa solidariedade achada
Tenho chegado a conclusão que como Claudio Moura Castro falou, necessitamos urgente de uma crise. Crise para percerbermos que a educação no país não anda bem, aliás, não anda!
O Brasil obteve o último lugar no teste PISA, que mede a capacidade de leitura e aprendizado de matemática e ciências, e vocês ouviram falar nisso?
A taxa de repetência nas escolas brasileiras é de 21%. Ganhamos para o Chile (2%), para a Argentina (6%) e [pasmem] para o Haiti (16%). Isso mesmo, aquele país em guerra que o Brasil tem seu exército para dar uma forcinha lá ;-)
Ouve algum alarde por parte da mídia? Qual o problema de se ter a pior educação do mundo, não é mesmo?
Bem... eu acho que uma das disciplinas estudadas por políticos é a "Solidariedade". Vejamos:
# Algum amigo seu já fez uma doação de 400 vestidos para você? Pois o estilista Rogério Figueiredo, amigo da ex primeira-dama de São Paulo e esposa de Geraldo Alckmin, fez sim a doação (sic) de 400 vestidos a sua amiga Lu (!). Estima-se que a ''doação'' tenha um valor de mais de 2 milhões de reais! Nada comparado aquela do começo do escândalo do Mensalão, uma Land Rover de 100 mil reais!
# Sem falar do Anthony Garotinho que recebeu doações de uma empresa que tem como sócio um presidiário de Bangu I.
# Segundo pesquisa realizada com empresários investidores no país, feita pela Price Waterhouse Coopers, o Brasil perde investimentos para países como China e Índia por corrupção e falta de transparência no setor público. Ainda assim na América Latina, o Brasil é o país que mais recebe investimentos, porém a partir deste ano até 2010 a previsão é que os investimentos caiam pela metade.
Que vergonha!
Mudemos de assunto...
Fiquei impressionado hoje quando vi o New York Times, e tinha uma matéria falando sobre o sucesso editorial da nossa amiga de ''vida-não-tão-fácil-antigamente-mas-agora-facinha-facinha'' Bruna Surfistinha. A matéria (extensa, por sinal) é de Larry Rother, aquele mesmo que falou sobre as manguaças do presidente Lula e quase ia sendo expulso do país!
E pra quem não sabe, estamos na 'Semana Internacional da TV Desligada', iniciativa de uns ingleses aí mas que pelo visto não deu muito o que falar né?
Este post tá parecendo mais um samba-do-crioulo-doido, mas recapitulando:
- O Brasil é o pior país em educação, perdendo até pro Haiti e ninguém tá nem aí;
- É o líder em corrupção política e ninguém tá nem aí;
- É um dos líderes em tráfico de drogas, violência, pobreza e outros males da sociedade e ninguém tá nem aí;
- O Brasil só é notícia no mundo quando uma prostituta [nada contra a classe] lança um livro e vira sucesso editorial [consequencia do primeiro tópico] e ninguém tá nem aí, ou quando se descobre um super-esquema de corrupção e ninguém tá nem aí.
A sociedade já está num estado de Síndrome de Down, de Autismo coletivos!
Com a licença de Chico Buarque, mas o país perdeu a vergonha na cara e por consequência achou a falsa solidariedade.
E retorno ao clichê: "O pior cego é aquele que não quer enxergar".
3 Comments:
...é como eu ia dizendo: será que Lula não teria uma passagem que me mande para a lua?
Parece matéria para estudar no 1o. grau para ver se agente aprende pelo menos o resumo e pára de acreditar em tudo que a Globo diz. Inclusive deveriamos, a partir disto, começar a pensar em fazer a companha da semana sem tv causar mais impacto..
Semana Internacional da TV Desligada???
Menino... foi semana do dia 5 eh?
E eu nem desliguei a minha....
Postar um comentário
<< Home